Janones revela que usou fake news propositalmente em campanha de Lula e cita exemplos, diz jornal
André Janones assume que usou fake news propositalmente para enfraquecer Bolsonaro durante campanha de Lula nas eleições 2022, deputado também cita exemplos das desinformações espalhadas

Depois de ter um destaque na campanha eleitoral de 2022 do presidente Lula (PT), André Janones (Avante-MG) lançará um livro que fala sobre suas estratégias digitais para mobilização da campanha. Entre diversos pontos, Janones reconhece de forma explícita que utilizou fake news para prejudicar a campanha de Jair Bolsonaro (PL).
Janones revela uso proposital de fake news durante campanha de Lula
Segundo informações do Jornal O Globo, que teve acesso ao livro intitulado "Janonismo Cultural: Redes Sociais e o Cenário Democrático no Brasil", Janones admite o uso de informações falsas com o objetivo de prejudicar a campanha do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e detalha algumas dessas notícias falsas que ele disseminou.
Uma das revelações notáveis é a alegação de que Janones afirmou ter obtido acesso ao celular do falecido ex-ministro de Bolsonaro, Gustavo Bebianno, que morreu em março de 2020.
Esse episódio específico é abordado em um dos capítulos do livro. Para obter mais informações sobre o contexto, é recomendada a leitura do artigo completo disponível no Blog de Jamildo, que detalha a situação envolvendo Bebianno e as intenções por trás da divulgação de notícias falsas.
Além disso, Janones descreve seu papel na divulgação do vídeo amplamente conhecido como "pintou um clima" de Bolsonaro, alegando que o compartilhou porque acreditava que qualquer pessoa conectada com a realidade ficaria indignada com o conteúdo. O livro está programado para ser lançado em 20 de novembro.
Em nota, Janones se pronunciou sobre os apontamento do Globo e relata que a matéria é uma "mentira deslavada", veja a declaração completa de Janones no X, antigo Twitter:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
— André Janones (@AndreJanonesAdv) October 28, 2023
Em sua edição de hoje, o jornal “O Globo” mente. Em espalhafatosa MANCHETE, o jornal afirma que no livro que estou lançando, eu confesso ter usado de Fake News para derrotar Bolsonaro nas redes durante as últimas eleições. Convido-os a ler e comprovarem a…