internacional

Novo acordo para pausa em conflito na Faixa de Gaza é discutido hoje (30) no Conselho de Segurança da ONU

Conselho de Segurança da ONU debate nesta segunda (30) novo acordo de negociação de pausa humanitária na Faixa de Gaza, debate é presidido pelo Brasil em seus últimos dias de mandato

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 30/10/2023 às 8:53
X

Nesta segunda-feira (30), ocorre uma reunião emergencial do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). O foco do encontro será mais uma tentativa de negociar uma pausa humanitária no conflito entre Israel e o Hamas.

O Brasil preside o conselho em seus últimos momentos como líder, com o mandato sendo encerrado nesta terça-feira (31). Por conta dessa situação, o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Mauro Vieira, também participará da reunião. 

Pausa humanitária na Faixa de Gaza volta a ser negociada no Conselho de Segurança da ONU

A nova proposta de negociação vem dos Emirados Árabes Unidos, o país exige que Israel aceite uma pausa humanitária no conflito ao relatar que a parada temporária é necessária para "proteção dos civis, de acordo com o direito humanitário internacional, os tratados internacionais para proteção dos civis e dos direitos humanos, e a necessidade de garantir que eles não são alvos durante o conflito". 

A proposta é a quinta a ser apresentada no Conselho de Segurança da ONU, todas as quatro já discutidas sofreram veto de pelo menos um membro principal do Conselho de Segurança. A proposta brasileira conseguiu o maior número de votos, mas foi vetada pelos Estados Unidos. 

Depois de um grande avanço por terra do Exército israelense dentro da Faixa de Gaza neste fim de semana, é visto como pouco provável que Israel aceite dar uma pausa humanitária. 

Uma resolução sobre o assunto foi aprovada na Assembleia-Geral da ONU, entenda mais informações sobre a situação e sobre a proposta de negociação de uma pausa humanitária no Conselho de Segurança através do material completo no Blog de Jamildo.

Depois que a Faixa de Gaza passou por um bloqueio israelense total por semanas, houve a abertura de uma zona humanitária para envio de mantimentos. A invasão por terra da região piorou ainda mais a situação dos palestinos. 

Forças de Defesa de ISRAEL MOSTRA AÇÃO do EXÉRCITO israelense na FAIXA DE GAZA

Tags

Autor