A bolsa de valores brasileira abriu nesta terça-feira (03) com resultados negativas. Enquanto o Ibovespa, maior índice da bolsa do país, entrou em queda, o dólar manteve a tendência de elevação do dia anterior. Principal motivo para situação é o mercado exterior, que prevê uma recessão global.
Dólar mantém elevação com receio do mercado sobre economia global
Nesta terça o Ibovespa abriu em queda de 0,17% nesta terça, enquanto o dólar subiu 0,30%. Essa situação mantém o cenário desta segunda-feira (02), quando o índice da bolsa de valores chegou em uma queda de 1,29% e o dólar em uma elevação de 0,79%.
Com esse cenário, o dólar chegou ao patamar de R$ 5,0812 e o Ibovespa fica com 114.855 pontos. Nessa situação, o dólar ainda mantém uma alta de 0,79% na semana e neste mês (que começou agora), enquanto mantém o acumulado de 4,01% de queda ao longo de 2023.
A situação do Ibovespa esse mês está em queda de 1,29% até então, mas o índice também obteve um acumulado de alta em 4,85% ao ano.
A situação negativa para o mercado financeiro brasileiro está mais vinculado com a situação global da economia, já que os Estados Unidos estão com maior tendência de alta da inflação em vinte anos. A expectativa é que o resultado do mercado de trabalho nos EUA em setembro permanece em estabilidade, com 8,8 milhões.
Isso porque uma elevação grande no mercado de trabalho também pode aumentar a taxa de inflação do país e dificultar mais a situação dos investimentos.