O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, pediu o apoio do Egito para retirar aproximadamente 30 brasileiros da Faixa de Gaza, no Oriente Médio.
Ele informou que conversou com o chanceler egípcio, Sameh Shoukry por telefone nesta quarta-feira (11).
“Pedi que nos apoiasse, nos ajudasse a facilitar a passagem de ônibus com passageiros brasileiros que se encontram na Faixa de Gaza”, disse Vieira.
De acordo com o ministro, o governo tem como objetivo transportar os brasileiros e, em alguns casos, parentes próximos, até Rafah, na fronteira entre Gaza e Egito.
“Creio que esta será a saída para evacuar os brasileiros que se encontram correndo riscos nesta região conflagrada”, disse o chanceler brasileiro.
Em coletiva de imprensa do Itamaraty, o diretor do Departamento Consular, Aloysio Mares Dia Gomide Filho, informou que servidores do escritório de representação do Itamaraty na Palestina já estão em contato com os 30 brasileiros e também já contrataram ônibus para transportar o grupo até o Egito.
"Isso já está sendo organizado e, diante do atual cenário, apesar dos riscos, este é o plano principal. Claro que qualquer outra possibilidade mais segura que surgir ao longo do tempo será avaliada".
O formulário disponibilizado na internet pela embaixada brasileira em Tel Aviv já foi respondido por 2.733 brasileiros, mas, segundo Gomide, nem todos, têm intenção de deixar a região agora.
“O formulário foi disponibilizado para os brasileiros que estão na região preencher não apenas por interesse na repatriação, mas também para a embaixada saber onde eles estão e qual sua situação, para poder oferecer algum outro tipo de apoios além da repatriação. Vários não querem partir”, disse.
*Com informações da Agência Brasil