A pesquisa Genial Quaest divulgada nesta quarta-feira mostra que o presidente Lula teve o maior índice de queda na série histórica do instituto. De acordo com relatório, o petista caiu seis pontos em relação ao mês de agosto, somando 54% de aprovação.
Apesar de esse não ser o menor índice alcançado pelo presidente — que registrou 51 em abril —, esse foi o maior volume de queda desde fevereiro, quando o instituto iniciou as pesquisas.
Lula apresentou oscilação negativa da aprovação em todas as regiões do país. A maior discrepância foi no Sul, onde ele teve redução de nove pontos. No Nordeste, principal reduto do petista, a queda foi de quatro pontos.
O presidente da República só conseguiu crescimento de aprovação entre os eleitores com 60 anos de idade ou mais, subindo de 61% para 62% de aprovação. Nas outras faixas etárias, também apresentou baixa.
Lula também teve diminuição da aprovação entre os eleitores de todas as faixas de renda, sexo, escolaridade, religião e etnia. Entre os evangélicos, a diminuição foi de seis pontos. Entre pessoas pretas, Lula perdeu 10% de aprovação, somando 60%.
Avaliação do governo Lula
A avaliação da gestão de Lula também apresentou queda em outubro. Segundo o mesmo relatório da Genial Quaest, Lula caiu de 42% para 38%, em relação a agosto, quando foi feito o último levantamento.
A redução pode estar avaliada à administração econômica do país, uma vez que 32% dos entrevistados afirmaram que a economia está indo na direção errada. O número subiu 9 pontos percentuais, em relação a agosto. Apesar disso, 33% acreditam que a economia melhorou.
A maior parte dos entrevistados (36%) também afirmou que está ouvindo mais notícias negativas do que positivas, em relação ao Governo Lula. 34% disseram que tem acesso a mais notícias positivas.
Pesquisa Genial Quaest
A pesquisa Genial Quaest foi realizada presencialmente entre os dias 19 e 22 de outubro com 2 mil eleitores com 16 anos ou mais. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.