O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) volta com o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta quinta-feira (26). O conjunto de processos estão relacionados com suposto abuso de poder político e econômico. As acusações estão ligadas com as atividades de Bolsonaro durante o Bicentenário da Independência do Brasil, em 7 de setembro de 2022.
Bolsonaro enfrenta 2º dia de julgamento no TSE sobre ações no 7 de setembro
Apresentadas pelo PDT e pela senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), ex-candidata à presidência em 2022, as ações indicam que Jair Bolsonaro utilizou os eventos em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil para conseguir vantagem eleitoral no pleito de 2022.
É afirmado que Bolsonaro utilizou de discursos, fotos com eleitores e divulgação de propaganda eleitoral durante o evento nacional público em que participava como atual presidente da República.
A defesa de Jair Bolsonaro argumenta que existem irregularidades nas alegações da acusação que justificariam o arquivamento do processo no TSE.
Embora no julgamento anterior tenha se posicionado a favor do arquivamento dos processos relacionados ao julgamento da chapa Bolsonaro-Braga Netto, o Ministério Público Eleitoral desta vez manifestou apoio à inelegibilidade de Jair Bolsonaro e à absolvição de seu candidato a vice.
Caso o TSE respalde esse posicionamento, essa será a segunda condenação de inelegibilidade de Jair Bolsonaro em menos de um ano. Como a legislação eleitoral estipula um limite máximo de 8 anos para a inelegibilidade de um político, essa pena não acarretaria em mudanças significativas para o ex-presidente Bolsonaro. A condenação também pode resultar em uma multa.
Para saber o que ocorreu no primeiro dia de julgamento, confira a matéria completa no Blog de Jamildo sobre o julgamento de Bolsonaro.
AO VIVO: veja 2º dia de julgamento de Bolsonaro no TSE
O segundo dia do julgamento de Jair Bolsonaro no TSE começa nesta quinta-feira às 10h. Veja ao vivo a sessão: