O novo embaixador da Ucrânia no Brasil, Andrii Melnyk, concedeu uma entrevista à revista Veja pouco menos de um mês após a vinda ao país. Entre os temas abordados, o embaixador falou sobre as expectativas ucranianas sobre a atuação do presidente Lula (PT) na Guerra da Ucrânia.
Embaixador pede por mais ações de Lula sobre a Guerra da Ucrânia
Em fala para Veja, Melnyk relatou que a Ucrânia cogita aceitar a proposta apresentada por Lula para mediar o conflito com a Rússia, mas indica que, para isso, o presidente brasileiro precisa mostrar ações mais concretas.
Melnyk diz que para Luiz Inácio conseguir intermediar um conflito geopolítico da magnitude da Guerra da Ucrânia, é necessário que primeiro visite o território ucraniano, ação que não fez até agora. O embaixador relatou que "não se faz diplomacia com palavras vazias".
Segundo Andrii, "já passou da hora" de Luiz Inácio Lula da Silva presenciar a situação no local e que uma experiência desse tipo poderia ajudá-lo a chegar em resoluções mais eficazes o conflito. Também foi apontado que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, já convidou Lula a visitar o país diversas vezes.
O embaixador apresenta que se espera do Brasil um "envolvimento real com a questão ucraniana [...] ajuda concreta". Confira o material completo no Blog de Jamildo e entenda que tipo de ajuda a Ucrânia espera de Lula e mais detalhes sobre a relação brasileira com os ucranianos após uma tensão entre os países.