DESEMPREGO

Próximo ano deve começar com queda no desemprego, afirma economista

Se a situação econômica atual se mantiver, é provável que cenário de desemprego diminua

Imagem do autor
Cadastrado por

Vitória Floro

Publicado em 06/11/2023 às 7:59 | Atualizado em 06/11/2023 às 8:06
Notícia
X

A taxa de desemprego no Brasil está em queda. Conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última semana, a taxa caiu para 7,7% da força de trabalho no terceiro trimestre deste ano, em comparação com os 8% registrados no trimestre anterior.

No entanto, especialistas alertam que essa queda está se aproximando do limite de redução e, se a situação econômica atual se mantiver, é provável que pare de diminuir no início de 2024.

Essa análise é apresentada pelo economista Daniel Duque, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre).

Ele ressalta que o número de pessoas empregadas está em crescimento, especialmente entre aqueles com carteira assinada, o que é considerado positivo.

No entanto, ele também aponta que os números não refletem um cenário tão robusto quanto a taxa de desemprego sugere, e que estamos nos aproximando do limite de crescimento do emprego, sem que esse aumento gere pressão sobre a inflação.

A redução de 63,4% para 61,6% na taxa de desemprego, embora represente uma diminuição aparentemente pequena em termos percentuais, equivale a um contingente significativo de quase dois milhões de pessoas que deixaram de procurar emprego no país nesse período.

Fonte: Portal Metrópoles 

 

Tags

Autor