Dívidas

Renegociações de dívidas do Fies começam nesta terça-feira (7)

Alunos podem receber até 100% de desconto em juros e multas

Imagem do autor
Cadastrado por

Marilia Pessoa

Publicado em 06/11/2023 às 18:46
X

renegociação de dívidas de estudantes com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começará nesta terça-feira (7).

Os estudantes poderão receber até 100% de desconto em juros e multas. Na liquidação integral do contrato, o desconto pode chegar a 99% do valor consolidado da dívida.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei na semana passada.

“São mais de 1 milhão e 240 mil pessoas no Brasil que terão direito e o presidente tem chamado de Desenrola da Educação. Significa R$ 54 bilhões de dívidas desses brasileiros e brasileiras que muitas vezes estão com seu nome comprometido, o nome sujo [...], no Serasa, e que terão oportunidade de renegociar suas dívidas [...] com condições muito favoráveis, podendo chegar até 99% do principal e 100% dos juros e multa, ou seja, a pessoa pode pagar 1% da dívida dependendo da condição que ela esteja”, disse o ministro da Educação, Camilo Santana após reunião com Lula.

Também estiveram na reunião os representantes da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que opera o Fies.

Segundo Camilo, o comitê gestor do Fies aprovou resolução com as condições para as renegociações.

A lei definiu termos de pagamento mais vantajosos para indivíduos que firmaram acordos do Fies até o final de 2017 e possuem dívidas vencidas e não pagas até 30 de junho de 2023.

Além disso, o ministro da Educação ressaltou que mesmo os que estão com os pagamentos em dia no Fies desfrutarão de certas vantagens ao liquidar o saldo devedor principal.

*Informações da Agência Brasil

Tags

Autor