CRISE

Starbucks e Subway vão fechar? Empresa operadora acumula R$ 1,8 bilhão em dívidas e pede recuperação judicial

Entenda a crise financeira da empresa operadora da Starbucks e Subway no Brasil

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Marques

Publicado em 09/11/2023 às 7:36 | Atualizado em 09/11/2023 às 8:08
Notícia
X

No último dia 31 de outubro, a empresa SouthRock Capital, que é operadora de marcas como Subway, Starbucks e Eataly no Brasil, entrou com um pedido de recuperação judicial por diversos problemas financeiros.

De acordo com o pedido realizado, a dívida está acumulada em R$ 1,8 bilhão. O documento aponta que a maior parte do endividamento tem origem em operações que foram "garantidas por cessões fiduciárias de recebíveis oriundos das receitas de seus restaurantes", segundo o G1.

Esse acúmulo de endividamento tem a ver com a maior parte das dívidas da empresa está relacionada ao dinheiro (crédito) que ela tem a receber, mas que já está comprometido como garantia futura de pagamento para os credores e fornecedores.

Lojas do Starbucks estão fechadas

Cerca de 43 lojas da Starbucks fecharam no Brasil desde o pedido realizado em outubro. A SouthRock apontou que 187 lojas próprias da Starbucks está em funcionamento no país.

Mas, de acordo com especialistas escutados pelo G1, é improvável que a Starbucks acabe no Brasil. Além disso, o cenário mais favorável é o comando da própria marca norte-americana assumir as operações da cafeteria. 

O que causou a crise? No pedido de recuperação judicial, a empresa operadora citou fatores que colaboraram para a crise econômico-financeira, como a economia brasileira, vendas baixas, dificuldades para obtenão de capital de giro (recursos para suas despesas operacionais) e a pandemia de covid-19.

Tags

Autor