ASTRONOMIA

'Cometa do Diabo': rocha três vezes maior que o Monte Everest vai passar perto da Terra em 2024

Saiba como o cometa é formado e se é possível observá-lo

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Marques

Publicado em 09/11/2023 às 10:46 | Atualizado em 10/11/2023 às 7:48
Notícia
X

O cometa 12P/Pons-Brooks, conhecido como "cometa diabo", vai passar perto da Terra pela primeira vez em mais de 70 anos, segundo astrônomos. A rocha espacial tem cerca de 29 quilômetros de diâmetro, o que equivale o triplo do tamanho do Monte Evest.

Por que "cometa diabo"? Esse nome foi atribuido ao cometa pela formação de dois "chifres", compostos de gelo e gás. Por ser descrito como um "vulcão frio", por ejetar gelo e gás violentamente, o cometa cria um trastro de material semelhantes a um par de chifres.

Cometa poderá ser visto em 2024

De acordo com a ABC News, o pesquisador Theodore Kareta afirmou que as explosões provocadas pela rocha permitem que ele se torne claro o suficiente, capaz de serem vistos sem telescópios profissionais.

Apesar de sua trajetória ser próxima da Terra, o cometa não oferece qualquer risco à humanidade, mas a expectativa é que a rocha seja visível pelo público com apenas um binóculos ou mesmo ao olho nu, oferendo um espetáculo singular no céu.

De acordo com o "Live Science", esse cometa chegará no dia 21 de abril de 2024.

Como os "chifres" são formados?

Esses corpos celestes são núcleos formados por uma mistura de gelo, poeira e pequenas partículas rochosas, envoltos por uma nuvem nebulosa de gases. Quando um cometa criovulcânico, como o 12P/Pons-Brooks, se aproxima do Sol, ele é aquecido. Isso aumenta a pressão até que o nitrogênio e o monóxido de carbono sejam liberados em uma explosão, expelindo detritos gelados por grandes fendas.

O astrônomo amador e professor aposentado da Universidade do Arizona, Eliot Herman, tem monitorado o cometa. De acordo com ele, o corpo celeste teve um aumento abrupto em seu brilho quase 100 vezes no dia 31 de outubro e continuou a se tornar mais luminoso nos dias seguintes, sugerindo uma nova erupção de atividade criovulcânica.

"Este cometa ganhou ampla atenção na mídia devido a duas explosões anteriores, que lhe conferiram a aparência de um "demônio com chifres". No Halloween, o fenômeno se repetiu com uma grande explosão que persistiu no dia seguinte", disse o Eliot.

O 12P/Pons-Brooks está se deslocando em direção ao Sol a uma velocidade de aproximadamente 20 km por segundo, devido à atração gravitacional do astro. À medida que se aproxima, sua velocidade pode atingir 160 mil km/h. A aproximação com a Terra acontecerá posteriormente, quando o asteroide alcançar cerca de 232 milhões de quilômetros de distância, por volta de meados de junho. Após isso, o "cometa do diabo" será lançado de volta ao sistema solar exterior por força gravitacional, e não retornará até o ano de 2095.

*Com informações do O Globo.

Tags

Autor