GUERRA

Brasileiros são liberados para deixar Gaza hoje (10) e podem parar no Recife durante escala de voo

Entenda a trajetórias que as famílias brasileiras podem fazer a partir da liberação da passagem em Rafah

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Marques

Publicado em 10/11/2023 às 8:09 | Atualizado em 10/11/2023 às 8:23
Notícia
X

Nesta sexta-feira (10), um grupo de brasileiros composto por 34 pessoas foram liberados para deixar a Faixa de Gaza, região onde a guerra entre Hamas e Israel ainda persiste. A chegada dos brasileiros está prevista para o próximo domingo (12).

Anteriormente, as famílias de brasileiros tinham como impedimento a passagem de Rafah na fronteira com o Egito. De acordo com o G1, o Itamaraty informou que o grupo desejava passar pela região e que ficou à espera dos "trâmites necessários para a entrada no Egito e posterior repatriação para o Brasil".

O que acontece com os brasileiros agora?

Após cruzarem a fronteira, o grupo será avaliado para atendimento médico em Rafah e, assim, serão esperados pela equipe do Itamaraty. No Egito,os brasileiros serão recebidos por diplomatas e o embaixador Paulino Granco de Carvalho Neto.

Por diante, as famílias podem seguir dois trajetos para chegar ao Brasil, o primeiro trajeto consiste em uma ida de ônibus ao aeroporto de El Arish para embarcar em um avião presidencial no Egito, que já espera o grupo. A aeronave fará paradas em Cairo, Roma, Las Palmas, Recife antes de chegar no destino final em Brasília.

Já na segunda possibilidade, os brasileiros podem realizar uma viagem de ônibus até a cidade do Cairo, com a previsão de viagem por terra que pode durar enre cinco e seis horas.

Assitência aos brasileiros

Inicialmente, as famílias ficarão em Brasília, mas poderão ficar abrigadas no estado de São Paulo, segundo o secretário nacional de Justiça, Augusto de Arruda Botelho. Essas informações são do blog da Andréia Sadi.

Agências da ONU e órgãos do governo brasileiro também vão estar de prontidão para atender o grupo. Os brasileiros receberão ajuda psicológica, documentos brasileiros, além de exames de saúde e entre outras medidas.

*Com informações do G1 e Metrópoles.

Tags

Autor