ENEM 2023

Enem 2023: Um em cada três estudantes não compareceu no segundo dia

Confira os principais destaques no segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Marques

Publicado em 13/11/2023 às 8:09 | Atualizado em 13/11/2023 às 10:05
Notícia
X

Assim como a ausência registrada na edição anterior, cerca de 32% dos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não compareceram aos locais de prova neste domingo (12). Essa porcentagem equivale na desistência de um em cada três estudantes inscritos. 

Apesar do número expressivo, a maior abstenção registrada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foi em 2021, com cerca de 55% de ausência. 

“Vamos fazer uma grande avaliação final desse Enem para que possamos, não só ampliar o número de participantes, mas diminuir esse percentual [de ausência], apesar de, historicamente, ter sido esse o percentual.”, afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana.

Enem 2023: segundo dia tem questão anulada e forte calor

No segundo dia do exame, um dos motivos que causaram reclamações entre os participantes do Enem 2023 foi o calor. De acordo com a Agência Brasil, os termômetros marcaram 40° C em São Paulo. 

Além disso, a prova das disciplinas de exatas tem questão anulada, que se trata da gripe causada pelo vírus H1N1. A questão foi anulada por falta de ineditismo, uma vez que a mesma questão foi aplicada em 2010 para pessoas provadas de liberdade. 

Mesmo com a anulação, o Ministério da Educação afirmou que questão não afetará o resultado do Enem.

Entenda como é feito o cálculo da nota do Enem:

Tags

Autor