Conflito no Oriente Médio

Gaza: ONU está "horrorizada" com ação israelense contra hospital Al-Shifa

Cruz Vermelha também expressou preocupação com ação do exército de Israel contra maior hospital da Faixa de Gaza, que abrigava 1,5 mil refugiados

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel dos Santos

Publicado em 15/11/2023 às 11:24 | Atualizado em 16/11/2023 às 10:24
X

A invasão de forças israelenses contra o maior hospital da Faixa de Gaza provocou uma série de repercussões internacionais nesta quarta-feira, dia 15 de novembro. As informações são do UOL.

O diretor do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), Martin Griffiths, disse que está "horrorizado" com a invasão.

"A proteção dos recém-nascidos, pacientes, profissionais da saúde e de todos os civis deve ter precedência sobre todas as outras questões", afirmou na rede social X (antigo Twitter).

Mais cedo, o chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), o etíope Thedros Adhanom, disse que os relatos da invasão são muito preocupantes. No X (antigo Twitter), Adhanom disse que perdeu contato com a equipe que trabalha no hospital e disse estar preocupado com a segurança dos funcionários. 

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha emitiu um comunicado no qual afirma que "está extremamente preocupado com o impacto para os pacientes e feridos, profissionais da saúde e civis".

ATAQUE CONTRA HOSPITAL DE GAZA

O hospital Al-Shifa, o maior da Faixa de Gaza, foi invadido por militares israelenses na madrugada desta quarta-feira (15) - quando ainda era noite de terça-feira, no horário de Brasília.

No último domingo (12), a Organização Mundial da Saúde (OMS) havia informado que o hospital estava abrigando 1.500 refugiados. A unidade de saúde também tinha 600 pacientes e 500 profissionais de saúde, segundo o relatório da entidade.

Ações contra hospitais nesse tipo de conflito são sempre muito polêmicas, uma vez que atacar unidades de saúde é considerado crime de guerra, de acordo com as leis internacionais.

GUERRA DE VERSÕES: O QUE DIZEM ISRAEL E HAMAS?

Israel, entretanto, afirma que o Al-Shifa era usado pelos terroristas do Hamas para guardar armas. 

O exército israelense afirma estar fazendo uma varredura no hospital. Segundo as fontes israelenses, explosivos que seriam usados pelos terroristas foram desarmados e armas foram encontradas.

O Hamas, por outro lado, nega a alegação do governo israelense e diz que 30 pessoas morreram nesta ação contra o Al-Shifa.

Até a terça-feira (14), a Palestina disse que 11,2 mil pessoas já haviam morrido no território muçulmano. Em Israel, o número de mortos é de 1.200.

Não há indícios de que o fim do conflito esteja perto.

Tags

Autor