Bioma brasileiro

Fogo no Pantanal já atingiu um milhão de hectares em 2023

Total de hectares destruídos pelo fogo já é três vezes maior do que todo o registrado em 2022

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel dos Santos

Publicado em 15/11/2023 às 15:19 | Atualizado em 15/11/2023 às 15:21
Notícia
X

O fogo já consumiu 1 milhão de hectares do Pantanal neste ano de 2023. O número é três vezes maior do que o registrado em todo o ano de 2022.

Os dados foram divulgados pela TV Globo e constam de levantamento feito pelo Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), analisando a situação no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul.

Somente neste mês de novembro, houve uma explosão no número de focos de incêndio registrados. Até o último dia 14/11, foram 2.387 focos.

Situação de emergência

No Mato Grosso, o governo decretou situação de emergência ambiental que vai vigorar por 60 dias. No vizinho do Sul, cinco cidades estão em emergência, de acordo com a TV Globo.

Combate às chamas

Falta de chuva, altas temperaturas e ventos fortes têm atrapalhado o trabalho de combate ao fogo. Com a vegetação seca, é mais fácil das chamas se propagarem. 

“Nesse período de novembro o comum é já começar essa precipitação de chuvas aqui no Pantanal. Esse acúmulo de dias sem chuvas está propiciando toda essa propagação. Por isso que nessa última semana os focos de calor aqui em Mato Grosso do Sul se intensificaram”, comenta a tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Tatiane Inoue.

“A interferência humana aumentou demais a ocorrência de incêndios. Precisamos agir não só na restauração, mas principalmente na prevenção”, afirma Gustavo Figueirôa, da SOS Pantanal.

Tags

Autor