PANTANAL

Brigadistas intensificam trabalho de combate a incêndios no Pantanal

Foram registrados 71 focos de incêndio nesta quinta-feira (16)

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 17/11/2023 às 9:50 | Atualizado em 17/11/2023 às 9:52
Notícia
X

As equipes de brigadistas redobraram seus esforços no enfrentamento dos incêndios que assolam o norte do Pantanal. No dia 16, o Painel do Fogo, do Censipam, reportou 71 focos de incêndio nessa região.

Mauro Pires, presidente do ICMBio, visitou hoje a área de Porto Jofre, em Poconé (MT), para acompanhar de perto o trabalho dos brigadistas. Rodrigo Agostinho, presidente do Ibama, também esteve em Mato Grosso para supervisionar as operações de combate aos incêndios florestais que afetam o Pantanal.

“Os nossos brigadistas em geral fazem um trabalho bastante especializado, mas é um trabalho de risco, extenuante. É um trabalho que exige muito cuidado, muita técnica, porque combater o incêndio é antes de tudo preservar a vida, incluindo a vida dos brigadistas, a vida das pessoas. Estamos totalmente dedicados para que esse combate aconteça da melhor forma possível e que todos voltem em paz para os seus lares”, diz Pires

CENTENAS DE PROFISSIONAIS

Atualmente, mais de 300 profissionais estão dedicados ao combate aos incêndios no Pantanal, apoiados por quatro aeronaves e veículos especializados para esse propósito. O contingente foi recentemente reforçado pelo Ibama e pelo ICMBio.

“Nossa expectativa é que com incremento dos brigadistas, do reforço de aeronaves e dos equipamentos a gente consiga debelar o mais rápido possível esses focos. Isso não quer dizer que terá sido encerrada a temporada de incêndios, mas nós temos a expectativa de que, debelando esses principais focos, a gente consiga manter uma situação bem mais controlada do que se verificou nesses últimos dias”, diz Pires.

O ICMBio também mobilizou equipes de veterinários para resgatar rapidamente animais feridos. Mauro Pires destaca que, durante os incêndios de 2020 na região, centenas de espécies animais perderam a vida.

Ele explica que os focos de incêndio estão relacionados a fatores naturais, como a seca intensa, temperaturas elevadas, ventos fortes na região e a frequência de descargas elétricas. Em 21 de outubro, três raios atingiram o Parque Nacional do Pantanal, a Reserva Particular do Patrimônio Natural Dorochê e uma propriedade privada próxima.

Com informações da Agência Brasil

Tags

Autor