RACHA

Toffoli mantém Cid no comando do PDT-CE em nova derrota para o grupo de Ciro Gomes

Toffoli rejeitou o pedido do presidente nacional do PDT em exercício, André Figueiredo

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 28/11/2023 às 11:12
Notícia
X

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, determinou a permanência do senador Cid Gomes como presidente do PDT no Ceará, garantindo assim mais um revés ao grupo liderado por Ciro Gomes, ex-candidato à presidência do Brasil.

Toffoli rejeitou o pedido do presidente nacional do PDT em exercício, André Figueiredo, que buscava reverter a decisão do juiz Cid Peixoto do Amaral, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE).

O magistrado validou a reunião do Diretório Estadual que oficializou Cid Gomes como presidente do PDT.

André recorreu ao STF argumentando violação do estatuto do partido, porém, o Ministro Dias Toffoli considerou em sua determinação que a decisão do juiz cearense não infringiu o entendimento da Suprema Corte sobre a autonomia partidária.

NOVO CAMINHO PARTIDÁRIO

O senador Cid Gomes, em conjunto com deputados estaduais, federais e prefeitos dissidentes, está negociando uma nova agremiação partidária.

Até o momento, celebra vitórias em todas as ações judiciais contra os membros do PDT que, sob a liderança de Ciro Gomes, se opõem ao governo de Elmano de Freitas (PT).

Com a decisão do ministro do STF, Cid Gomes continuará na Presidência do PDT até 31 de dezembro de 2023, data em que o mandato do atual Diretório Estadual se encerra.

Antes desse prazo, porém, Cid planeja junto aos aliados anunciar o novo partido ao qual pretende se filiar.

Tags

Autor