ENEM 2023

Ficou doente no dia do Enem? Veja como fazer para pedir reaplicação da prova

Reaplicação do Enem para candidatos que enfrentaram problemas de saúde ou de logística deve acontecer nos dias 12 e 13 de novembro

Cadastrado por

Vitória Floro

Publicado em 06/11/2023 às 9:29
Confira o que pode e o que não pode ser levado para o Enem 2023. - NE10

Alguns alunos que ficaram passaram por problemas e não conseguiram realizar a primeira prova do Enem no último domingo (5) podem solicitar a reaplicação do exame, a partir da próxima semana. Contudo, é preciso se atentar a algumas regras. 

A solicitação de reaplicação deve ser submetida após o término das provas do Enem, que acontecem nos dias 5 e 12 de novembro. Os candidatos que não conseguiram comparecer à prova no primeiro ou segundo dia devem fazer a solicitação por meio do portal do participante, conforme descrito aqui.

Para iniciar o processo, a solicitação de reaplicação deve ser feita entre os dias 13 e 17 de novembro, uma semana após a realização do Enem.

Somente serão aceitas as solicitações de pessoas que enfrentaram "problemas logísticos" durante a aplicação da prova no primeiro ou segundo dia do exame ou que tenham contraído alguma doença infectocontagiosa, conforme definido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A reaplicação do Enem ocorrerá nos dias 12 e 13 de dezembro.

No caso de doenças infectocontagiosas, é necessário registrar essa condição no portal do participante. A documentação deve ser anexada em formato PDF, PNG ou JPG, com um tamanho máximo de 2 MB.

Os candidatos afetados precisam fornecer várias informações, incluindo o nome completo do solicitante, o diagnóstico com descrição e o código correspondente à Classificação Internacional de Doenças (CID 10), além da assinatura e identificação do profissional de saúde, que deve estar registrado no Conselho Regional de Medicina (CRM), no Ministério da Saúde (MS) ou em órgão competente. São consideradas, no total, 11 doenças contagiosas que se qualificam para a reaplicação.

Veja quais são as doenças infectocontagiosas contempladas

Tags

Autor

Veja também

Webstories