O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, afirmou que Lula será "bem recebido" caso compareça à sua posse, marcada para o dia 10 de dezembro na Casa Rosada.
A declaração foi dada durante entrevista ao programa de TV A Dos Voces, do canal Todo Notícias, na noite da última quarta-feira (22).
"Se Lula quiser vir, será bem recebido. Ele é o presidente do Brasil", disse Milei.
O argentino ainda não fez convite pessoal a Lula para o evento, mas convocou Jair Bolsonaro para a cerimônia em uma videochamada realizada no dia seguinte à sua eleição. O ex-mandatário brasileiro confirmou presença.
Lula não deve comparecer
Apesar do aceno, o presidente Lula não deve comparecer à posse de Milei. Isso porque o argentino, durante a campanha, chamou o petista de "comunista, ladrão e corrupto".
O ministro da Secom, Paulo Pimenta, disse que Lula só deve conversar com Milei caso o argentino telefone para se desculpar.
O assessor de Lula para assuntos internacionais, Celso Amorim, contou a Bela Megale, de O Globo, que Lula não deve comparecer. "Do que eu conheço do presidente Lula, acho difícil que ele vá, porque foi ofendido pessoalmente, mas o Estado brasileiro estará representado", opinou.
Comenta-se que o vice-presidente Geraldo Alckmin pode ser escalado para representar o Brasil na posse.
No último domingo, após o resultado das eleições do país vizinho, Lula desejou boa sorte ao novo governo, mas não citou Javier Milei na declaração, que foi publicada nas redes sociais.