Após o blog de Jamildo alertar para o real risco de perda da Escola de Sargentos do Exército (ESA) a ser construída em Abreu e Lima, a governadora Raquel Lyra (PSDB) deu uma forte sinalização de que não vai abrir mão do projeto estruturador e visitou a área.
Raquel saiu do hangar do GTA às 9h desta terça-feira (28) e fez um sobrevoo de helicóptero na região. Depois, foi andar na mata, onde foram apresentados pelo Exército mais detalhes sobre o projeto. Ela esteve acompanhada da secretária de Meio Ambiente, Ana Luíza Ferreira.
Em reportagem exclusiva, o Exército explicou que impedimentos ambientais ou judicialização poderiam prejudicar Escola de Sargentos.
As reportagens do Blog de Jamildo sobre o risco de perda do empreendimento fizeram Pernambuco acordar para a defesa do projeto.
Primeiro foi a ACP, depois a Fiepe e depois a Aspa que divulgaram notas de apoio ao projeto, mas com um texto pouco claro, que misturava dois assuntos distintos.
Um dos equívocos que o esforço de reportagem mostrou foi que o projeto da Escola de Sargentos do Exército independe da viabilização do Arco Metropolitiano, promessa de campanha ainda de Eduardo Campos e que nunca saiu do papel, entre outros motivos, por conta de intermináveis discussões ambientais em torno dos vários traçados já discutidos.