G20 tem comando do Brasil a partir desta sexta (01), Lula cita fome e desigualdade como focos da gestão
O Brasil assumiu nesta sexta (01) a presidência do G20, bloco formado pelas maiores economias do mundo. O país lançou um site trilíngue. Liderança da cúpula é um dos principais focos do presidente Lula neste terceiro mandato.
A presidência rotativa do G20 é comandada a partir desta sexta-feira (01) pelo Brasil. O grupo com as maiores economias do mundo terá a liderança do país pela primeira vez desde a nova configuração do bloco. A gestão brasileira irá até 30 de novembro de 2024.
Lula indica foco da liderança do G20 na fome, desigualdade e crise climática
Para o governo brasileiro, a liderança no G20 até 2024 representa uma oportunidade significativa para deixar uma marca distintiva no novo mandato do presidente Lula (PT).
Em um vídeo publicado nesta sexta-feira, Lula enfatiza que sua gestão no bloco se concentrará no combate à fome, pobreza, desigualdade e na abordagem da crise climática.
Lula também busca promover mudanças nos sistemas da Organização das Nações Unidas (ONU) e no Fundo Monetário Internacional (FMI).
O presidente tem expressado preocupações ao longo deste ano sobre as regras de empréstimo do FMI para países em desenvolvimento e a incapacidade da ONU em facilitar acordos em conflitos, como o entre Israel e o Hamas, devido à falta de consenso geral e políticas de veto.
A estratégia da gestão petista envolve consolidar uma presença mais robusta do Brasil no cenário internacional e garantir uma maior presença internacional dentro do país.
Com o Brasil assumindo a presidência do G20, as reuniões do bloco acontecerão em território nacional, alinhando-se à promessa de Lula de reduzir suas viagens internacionais sem comprometer a iniciativa de elevar a reputação brasileira no exterior.
Como iniciativas na liderança do G20, o Brasil lançou um site trilíngue em português, inglês e espanhol. A partir de agora a gestão das mídias do bloco são responsabilidades do país.