inernacional

Brasil inicia nesta segunda-feira as reuniões como presidente do G20, no Itamaraty

Brasil vai apresentar a agenda de trabalho e os pilares da gestão do país à frente do G20, que tem presidência rotativa

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 11/12/2023 às 9:25
X

Nesta segunda-feira (11), o Brasil realiza as primeiras reuniões na presidência G20. Os primeiros encontros serão realizados no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

Nos encontros, o Brasil vai apresentar a diversas autoridades internacionais a agenda de trabalho e os pilares da gestão do país à frente da cúpula, que tem presidência rotativa.

Outras reuniões serão realizadas no decorrer da semana com autoridades dos países membros, como chefes dos bancos centrais de cada nação.

Pela primeira vez, as duas trilhas que norteiam os trabalhos do G20 no Brasil, Sherpas e Finanças, vão se reunir no começo de um novo mandato.

Os pilares brasileiros apresentados para o G20 são:

  • Combate à fome e à pobreza;
  • As três dimensões do desenvolvimento sustentável (econômica, social e ambiental);
  • A reforma da governança global.

G20 Brasil

Durante todo o ano, o Brasil realizará reuniões em 13 cidades do país: Brasília (DF), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Foz de Iguaçu (PR), Maceió (AL), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Salvador (BA), São Luís (MA) e Teresina (PI).

Nas reuniões, serão iniciadas as negociações sobre as declarações e outros atos a serem adotados pelos líderes do G20 na cúpula do Rio de Janeiro.

O resultado final desses encontros será apresentado na Cúpula de Líderes do G20, prevista para acontecer nos dias 18 e 19 de novembro de 2024, do Rio de Janeiro.

Até lá, representantes dos países vão debater propostas e soluções para as pautas internacionais, que vão nortear a declaração final dos presidentes e as cooperações que serão estabelecidas entre os países membros.

O que é G20?

O G-20 é um fórum informal que promove debate aberto e construtivo entre países industrializados e emergentes sobre assuntos-chave relacionados à estabilidade econômica global.

Integram o grupo: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia e União Europeia.


#lula #maduro #venezuela #guiana #vv" />

Tags

Autor