PESQUISA
Datafolha: 90% não se arrependem do voto em Lula ou Bolsonaro em 2022
O levantamento tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos
Cadastrado por
Marcelo Aprígio
Publicado em 19/12/2023 às 8:25
| Atualizado em 19/12/2023 às 8:27
Notícia
X
Notícia
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Nove em cada dez pessoas afirmam não ter arrependimentos em relação ao voto no segundo turno das eleições presidenciais de 2022. É o que mostra um levantamento divulgado nesta terça-feira (19) pelo Datafolha.
Entre os entrevistados, 8% expressaram o desejo de ter feito uma escolha diferente, enquanto 1% declarou não saber. Vale ressaltar que os números não totalizam 100% devido a arredondamentos feitos pelo instituto.
A pesquisa, realizada no dia 5 de dezembro, ouviu 2.004 indivíduos maiores de 16 anos em 135 cidades, com uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
#política #bolsonaro #lula #ls" />
ARREPENDIDOS
Ao analisar os resultados deste mês, observa-se que 9% dos participantes admitiram arrependimento em relação ao voto em Lula (PT), enquanto 7% manifestaram o mesmo sentimento em relação à escolha do então presidente Jair Bolsonaro (PL).
Este é o segundo estudo desse tipo conduzido pelo instituto. No levantamento anterior, realizado em setembro, os índices de arrependimento eram similares, inclusive ao estratificar por candidato escolhido.
VEJA OS NÚMEROS DA PESQUISA
Setembro/2023
- Escolheu o melhor candidato e não se arrepende do voto: 92%
- Não escolheu o melhor candidato e se arrepende do voto: 7%
- Não sabem: 1%
Dezembro/2023
- Escolheu o melhor candidato e não se arrepende do voto: 90%
- Não escolheu o melhor candidato e se arrepende do voto: 8%
- Não sabem: 1%