POLÍTICA

Lula indica Vera Lúcia como nova ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral

Vera Lúcia, mulher negra e nordestina, é nomeada como ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Marques

Publicado em 23/12/2023 às 13:04
Notícia
X

Neste sábado (23), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva indicou Vera Lúcia Araújo como ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sendo assim a segunda mulher negra a intergrar a Corte. A informações foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de hoje.

A nova ministra ocupará o lugar da ministra Maria Claudia Bucchianeri Pinheiro, que deixa a corte após o término do mandato.

Vera Lúcia foi escolhida pelo presidente Lula após o Supremo Tribunal Federal (STF) assinou uma lista tríplice com indicações para o cargo.

Quem é Vera Lúcia, nova ministra substituta do TSE?

Vera Lúcia, de 63 anos, é uma mulher negra nordestina. Aos 18 anos, ela veio para Brasília para estudar. Atualmente, Vera é advogada eleitoral e integra a Executiva Nacional da Associação Brasilera de Justistas pela Democraria e a Frente de Mulher Negras do DF e Entorno.

Sobre o TSE

A composição do TSE conta com três ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), dois ministros provenientes da advocacia e dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Os ministros titulares e substitutos do tribunal eleitoral cumprem um mandato de dois anos na Corte, mas podem ter um período de mais dois anos consecutivos no cargo.

Tags

Autor