Trânsito

Radar metralhadora: entenda nova ferramenta usada pela PRF que pode multar até 30 veículos por minuto

Radar portátil pode flagrar carros distantes até 650 metros do agente que utiliza o aparelho

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel dos Santos

Publicado em 31/12/2023 às 13:22 | Atualizado em 31/12/2023 às 13:25
Notícia
X

O Brasil ganhou recentemente um novo aliado na segurança de rodovias e estradas: o "radar metralhadora" é um aparelho portátil que pode flagrar até 30 carros que estejam a até 650 metros de distância do agente fiscalizador.

O aparelho lembra o velho conhecido radar do tipo pistola, no qual o agente se posiciona à beira da estrada e aponta para os veículos, como se fosse uma arma. Moderno, esse novo modelo, o Trucam, tem mira a laser e sensor de presença. A fabricante é a Lasertech Brasil.

De motocicletas a caminhões, todos os tipos de veículos podem ser identificados pelo radar metralhadora - desde que estejam a uma velocidade de, no máximo, 322 km/h.

Segundo reportagem do portal UOL, o equipamento consegue diferenciar veículos grandes de pequenos para conseguir identificar a velocidade máxima que aquele modelo pode trafegar na rodovia ou estrada em questão.

Registros em imagem

O radar metralhadora também faz registros em vídeo e foto para comprovar eventuais infrações. O equipamento também faz levantamentos estatísticos e quantitativos.

Tags

Autor