Nesta quarta-feira (06), o cenário econômico no mercado financeiro se apresenta com projeções mais otimistas. Com a divulgação dos resultados, observa-se uma queda no dólar e um aumento no Ibovespa, o principal índice da bolsa de valores brasileira.
Abertura do mercado tem dólar em queda e Ibovespa em alta; entenda motivo
O dólar iniciou o dia em declínio, registrando uma queda de 0,11% às 09h03, sendo negociado a R$ 4,9201.
Esse padrão já era evidente na terça-feira (05), que encerrou o dia com uma redução de 0,45% e atingindo o valor de R$ 4,9256. Com base nos indicadores de ontem, a variação acumulada do dólar na semana é de alta de 0,92%, um acréscimo de 0,21% no mês e uma diminuição de 6,68% em 2023.
Por outro lado, o Ibovespa começou o dia em ascensão, registrando um crescimento de 0,44% às 10h14, alcançando 127.538 pontos.
Na terça-feira, o índice encerrou o dia com uma elevação de 0,08%, mantendo uma relativa estabilidade, e fechou em 126.903 pontos. Os dados resultantes desse desempenho acumulam uma queda de 1% na semana, uma diminuição de 0,34% no mês e um ganho de 15,65% no ano.
A conjuntura do dólar e do índice da bolsa de valores nesta quarta-feira está vinculada a dois pontos principais. O primeiro, de natureza internacional, está relacionado aos números menos promissores, mas ainda positivos para os investidores, no relatório de geração de empregos nos Estados Unidos. Esse relatório indicou vagas abaixo das expectativas, levantando a possibilidade de redução das taxas de juros nos Estados Unidos.
Além desse aquecimento no mercado e a valorização do real, há indicações de que a votação sobre a possível privatização da Sabesp, empresa de água e saneamento básico de São Paulo, também está gerando expectativas entre os investidores.