Além de dados sobre a disputa pela Prefeitura do Recife em 2024, a pesquisa Ipespe/JC divulgada com exclusividade pelo Blog de Jamildo também trouxe informações sobre a aprovação dos líderes do Executivo, incluindo a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB).
O material apresentou dados estratificados com base no perfil dos entrevistados, entre eles o gênero. O levantamento indica que Raquel Lyra tem mais desvantagem entre as mulheres.
Raquel Lyra enfrenta menor aprovação do público feminino do Recife
A partir de uma comparação entre a porcentagem total da avaliação da governadora Raquel Lyra e o índice apenas do público feminino, é possível perceber que as mulheres estão com visões mais negativas sobre a gestão de Lyra do que os homens.
A situação da avaliação de Raquel fica da seguinte maneira, dividido entre público geral, homens e mulheres, respectivamente:
- 29% que considera ótimo/bom (30% para os homens, 28% para as mulheres)
- 39% que considera regular (41% para os homens, 37% para as mulheres)
- 28% que considera ruim/péssimo (25% para os homens, 30% para as mulheres)
- 4% não soube ou não respondeu (3% para os homens, 4% para as mulheres)
Em relação à aprovação de Raquel Lyra, os dados seguem a mesma tendência. A porcentagem geral é de 47% de aprovação e 45% de desaprovação. Os homens têm visões mais positivas, enquanto as mulheres apresentam opiniões quase que exatamente invertidas da visão global.
Para ver os números detalhados da pesquisa, conferir o índice de aprovação de Raquel Lyra para as mulheres e demais questões veja a matéria completa no Blog de Jamildo.