PIX Automático: Saiba como funciona novo sistema que permite pagamento de contas com agendamento prévio
Objetivo do Banco Central é facilitar pagamento de boletos
A partir deste ano de 2024, os brasileiros que utilizam o PIX para fazerem pagamentos de contas poderão contar com o "PIX Automático", uma nova modalidade que permite o agendamento de pagamentos para a data que o consumidor preferir.
O PIX Automático deve ser liberado a partir do dia 28 de outubro de 2024 e poderá ser feito de pessoas físicas para empresas. As informações são do portal UOL.
Com essa nova modalidade, os clientes das agências bancárias poderão fazer pagamentos de contas de luz, escolas e faculdades, por exemplo. O parcelamento de empréstimos também poderá ser quitado por meio do PIX Automático.
"Vem com uma proposta de facilitar os pagamentos recorrentes, para agregar aos serviços do Pix e democratizar ainda mais, trazendo empresas de diversos tamanhos e segmentos", disse ao UOL Wellington Silva, gerente de produtos C&M Software.
PIX Automático é gratuito?
De acordo com o UOL, o PIX automático permanecerá gratuito para as pessoas físicas. As empresas poderão ser taxadas a depender dos acordos com os bancos.