vida extraterrestre

Extraterrestres: Cientistas estão mais próximos de descobrir vida alienígena

Cientistas e astrônomos apontam que a vida extraterrestre está mais próxima de ser descoberta

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Marques

Publicado em 04/01/2024 às 10:59 | Atualizado em 04/01/2024 às 11:26
X

O ano de 2023 foi envolvido por diversas notícias sobre um dos maiores mistérios do Universo: a vida extraterrestre. Ultrapassando as ficções, cientistas e astrônomos se empenham para buscar respostas e, principalmente provas de vida alienígena.

Segundo Michelle Thaller, cientista do Goddard Space Flight Center da NASA, estamos nos aproximando cada vez mais dessa resposta.

Thaller expressou sua convicção afirmando: "Eu definitivamente acho que encontraremos vida em outro planeta. Penso que no nosso próprio Sistema Solar estamos bastante próximos disso, mas, mais uma vez, não temos essa certeza absoluta".

Essa perspectiva alinha-se com a previsão anterior de Ellen Stofan, ex-cientista-chefe da NASA, que, em 2015, afirmou acreditar que "fortes indícios" poderiam ser encontrados dentro de uma década, em 2025, e evidências concretas entre 20 e 30 anos.

Diversas iniciativas e pesquisas estão sendo direcionadas para explorar essa fascinante questão. O projeto Breakthrough Listen, por exemplo, utilizará dados do Observatório Vera Rubin, no norte do Chile, a partir deste ano, na busca por evidências de civilizações além da Terra.

Missões espaciais ajudam na exploração por novas respostas

Outras missões espaciais, como a da Agência Japonesa de Exploração Espacial, que terá um programa de exploração da Lua de Marte em 2024, estão sendo planejadas com o mesmo objetivo.

A Artemis II, da NASA, e a nave Europa Clipper, que explorará uma das maiores luas de Júpiter, também podem contribuir para o acúmulo de evidências. Bill Nelson, administrador da NASA, compartilhou em setembro de 2023 sua convicção pessoal na existência de vida extraterrestre, durante uma coletiva na qual apresentou o conteúdo de um relatório independente sobre Fenômenos Anômalos Não Identificados (UAPs).

Embora o relatório não tenha encontrado evidências concretas de vida alienígena inteligente, a NASA reiterou seu compromisso de prosseguir com esforços científicos para explorar essa intrigante questão. "Se você me perguntar se acredito que existe vida em um universo tão vasto que é difícil para mim compreender quão grande é, minha resposta pessoal é sim", afirmou Nelson.

*Com informações do Correio Braziliense.