ministério da Justiça

Lula irá abordar escolhido para Justiça em cerimônia do 8 de janeiro hoje; veja quem é

Lula pretende usar o evento de um ano dos atos antidemocráticos do 8 de janeiro para abordar a sua escolha para substituir Flávio Dino no Ministério da Justiça.

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 08/01/2024 às 11:18
X

Com a promessa de que Flávio Dino permaneceria como ministro da Justiça até o evento de 8 de janeiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parece já ter escolhido o nome de sua preferência para ocupar a vaga e estar prestes a anunciar o novo líder da pasta.

A previsão é de que Lula irá usar a cerimônia de um ano dos atos antidemocráticos do 8 de janeiro para questionar o candidato à vaga se ele tem interesse em liderar a pasta. 

LULA DEVE FALAR COM LEWANDOWSKI SOBRE MINISTÉRIO DURANTE EVENTO DO 8 DE JANEIRO

Conforme informações da coluna de Igor Gadelha no portal Metrópoles e do Blog de Andréia Sadi no G1, Lula planeja dialogar com o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, sugerindo a possibilidade de que o magistrado aposentado assuma o Ministério da Justiça.

O favoritismo de Lewandowski para o cargo tem sido evidente desde a oficialização da indicação de Flávio Dino para o STF. O nome do ex-magistrado, que mantém uma relação positiva com Lula, é visto como uma maneira de evitar conflitos pela vaga dentro das alas da esquerda.

Segundo Sadi, assessores de Lula já entraram em contato com Lewandowski para verificar seu interesse na proposta. Tudo indica que Ricardo aceitará a pasta, desde que a Justiça não seja separada da Segurança Pública, como havia sido especulado anteriormente.

Como Lewandowski já havia confirmado presença na cerimônia de um ano dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, a expectativa é que a conversa ocorra ainda hoje.

De acordo com Igor Gadelha, caso o ex-ministro do STF concorde em assumir o cargo deixado por Flávio Dino, Lula planeja anunciar o substituto ainda nesta semana.

O plano é que Dino permaneça como ministro da Justiça até o final desta semana e, em seguida, retorne ao cargo de senador até sua posse como ministro do STF, marcada para 22 de fevereiro.

 

INVASÃO BRASÍLIA 8 DE JANEIRO: STF inicia SEGUNDO DIA de JULGAMENTO de envolvidos em ATOS ANTIDEMOCRÁTICOS

Tags

Autor