Sisu 2024

Sisu 2024: Inscrições começam nesta segunda-feira (22)

Sisu 2024 oferece 264 mil vagas em cursos de graduação de 127 instituições públicas

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 21/01/2024 às 11:29 | Atualizado em 22/01/2024 às 10:58
Notícia
X

O Sisu 2024 (Sistema de Seleção Unificada) abre inscrições nesta segunda-feira (22). O programa é a principal porta de entrada ao ensino superior do Brasil.

Este ano, serão disponibilizadas 264.360 vagas na primeira edição do Sisu, em 127 instituições públicas de educação superior participantes do programa, nos níveis federal, estadual e municipal.

O Sisu é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) e, além das vagas nas instituições públicas de educação superior, disponibiliza oportunidades na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Como se inscrever no Sisu 2024?

Para concorrer às vagas do Sisu, é necessário ter feito o Enem 2023 e não ter zerado a redação.

As inscrições vão de 22 de janeiro até as 23h59 do dia 25 de janeiro, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O acesso é feito com o login e senha de acesso ao portal Gov.br do governo federal. A inscrição do Sisu é gratuita.

O candidato precisa responder um questionário socioeconômico, e em seguida escolhe até duas opções de curso, entre as ofertadas em cada processo seletivo do Sisu. É possível alterar as opções de escolha durante todo o período de inscrições.

A opção válida será a última registrada no sistema do Sisu. Até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos, eles são selecionados por ordem de maior classificação, em cada uma das duas edições anuais do Sisu.

Como funciona o Sisu?

O sistema do Sisu seleciona os estudantes com base na nota obtida na última edição do exame, até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e perfil socioeconômico para Lei de Cotas.

Os treineiros do Enem (que ainda não concluíram o ensino médio) não podem usar a nota do exame para entrar na universidade.

Entenda como é feito o cálculo da nota do Enem: 

Vagas do Sisu por estado

A maioria das vagas ofertadas no Sisu é de instituições federais (universidades e institutos). Para visualizar as vagas do Sisu 2024 por instituição e por estado, clique aqui.

Confira as instituições que mais oferecem vagas na primeira edição do Sisu 2024:

Federais

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - 9.240 vagas;
Universidade Federal Fluminense (UFF) - 8.788 vagas;
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - 7.750 vagas.

Estaduais

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) - 6 mil vagas;
Universidade Estadual do Piauí (Uespi) - 4.215 vagas;
Universidade do Estado da Bahia (Uneb) - 2.610 vagas.

Municipal

A única instituição municipal de educação superior participante do programa é a Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente (Fama), no Paraná, com 86 vagas.

Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - 5.520 vagas;
Instituto Federal do Ceará (IFCE) - 5.342 vagas;
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) - 3.290 vagas.

Quando sai o resultado do Sisu 2024?

O resultado da chamada regular dos inscritos no Sisu 2024.1 será divulgado pelo Ministério da Educação em 30 de janeiro.

Do dia seguinte (1º/2) até 7 de fevereiro, os selecionados deverão realizar as matrículas nas respectivas instituições com a apresentação da documentação necessária.

O prazo para participar da lista de espera do no Sisu 2024.1 será de 30 de janeiro a 7 de fevereiro.

Para esclarecer dúvidas, o MEC disponibiliza o telefone 0800-616161 e site.

Com informações da Agência Brasil.

Tags

Autor