ENSINO SUPERIOR

SISU 2024: Inscrições começam nesta segunda (22); veja como participar

Nesta edição do programa, o Ministério da Educação (MEC) colocou à disposição 264.181 vagas

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 22/01/2024 às 8:17 | Atualizado em 22/01/2024 às 10:57
Notícia
X

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os interessados devem realizar a inscrição através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, a partir desta segunda-feira, 22 de janeiro, até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 25 do mesmo mês.

Nesta edição do programa, o Ministério da Educação (MEC) colocou à disposição 264.181 vagas distribuídas em 6.827 cursos de graduação, provenientes de 127 instituições de educação superior que assinaram o Termo de Adesão (TA).

A inscrição para o Sisu é gratuita e realizada exclusivamente pela internet, por meio dos serviços digitais do governo federal (gov.br).

Esta edição contará com apenas uma etapa de inscrição para candidatos às vagas oferecidas pelas instituições participantes ao longo do ano.

As vagas contemplarão cursos com início previsto tanto para o primeiro quanto para o segundo semestre de 2024, de acordo com os TAs assinados pelas instituições de ensino superior aderentes à seleção.

Para participar do processo seletivo do Sisu 2024, é necessário que o candidato tenha participado da edição de 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), não tenha zerado a prova de Redação, conforme a Portaria MEC n. 391/2002, e não tenha participado do Enem 2023 na condição de treineiro, isto é, como candidato que não concluiu o ensino médio e participa do exame para autoavaliação.

LEI DE COTAS

Em 2024, o Sisu seguirá as alterações estabelecidas na nova Lei de Cotas. Todos os candidatos inscritos serão classificados de acordo com seu desempenho no Enem, inicialmente na modalidade de ampla concorrência, seguida pela reserva de vagas conforme estipulado pela Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino, visando beneficiar candidatos que verdadeiramente necessitam de políticas compensatórias para acesso ao ensino superior.

Todas as instituições de educação superior participantes do Sisu 2024 seguirão os dados de distribuição de vagas conforme os percentuais atualizados do Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A oferta de vagas reservadas obedecerá à proporção de estudantes de escolas públicas, de baixa renda, pessoas com deficiência, pretos, pardos, indígenas e, conforme a atualização da Lei de Cotas, de quilombolas.

O resultado do processo seletivo será divulgado em 30 de janeiro, pelo Portal Único de Acesso.

LISTA DE ESPERA ANUAL

Diferentemente dos anos anteriores, em 2024, a lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano pelas instituições de educação superior participantes para preenchimento de vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular.

Os candidatos não selecionados na chamada regular poderão manifestar interesse na lista de espera de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, também pelo Portal Único de Acesso.

Os procedimentos para preenchimento das vagas serão definidos em edital próprio de cada instituição participante, conforme a Portaria Normativa MEC n. 21, de 2012, ressalvado o disposto no art. 2º do Decreto n. 11.781, de 14 de novembro de 2023, e no art. 3º da Portaria MEC n. 2.027, de 16 de novembro de 2023.

SISU 2024

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi instituído pela Portaria Normativa n. 2, de 26 de janeiro de 2010, e atualmente é regulamentado pela Portaria Normativa n. 21, de 5 de novembro de 2012.

O Sisu reúne as vagas oferecidas por instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil, que participam do processo seletivo vigente, sendo a maioria delas proveniente de instituições federais (universidades e institutos).

Tags

Autor