ENSINO SUPERIOR

Inscrições para o Sisu terminam nesta quinta (25)

Inscrições para o Sisu terminam nesta quinta (25)

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 24/01/2024 às 12:19
Notícia
X

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 encerram-se nesta quinta-feira (25). Até as 23h59, horário que marca o fim dessa etapa, os estudantes devem verificar a classificação por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Desde terça-feira (23), o Ministério da Educação (MEC) disponibiliza a consulta da nota de corte parcial, conforme a escolha do curso.

Estão aptos a se inscrever no Sisu todos os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como não treineiros, e que não zeraram a prova de redação.

Eles podem optar por concorrer às vagas em dois cursos e são automaticamente classificados com base na média da nota do Enem, nas vagas disponibilizadas pelas universidades e institutos federais.

Durante essa etapa, os candidatos têm a flexibilidade de alterar as opções de curso, o que influencia na nota de corte, definida como a pontuação do último classificado no total das vagas ofertadas para cada opção de curso. Essa nota também varia conforme novas inscrições são realizadas.

A classificação segue as regras de reserva de vagas estabelecidas pela nova Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino, priorizando candidatos elegíveis que não se classificaram nas vagas de ampla concorrência.

BALANÇO

Até a última noite, 1.060.386 pessoas já haviam se inscrito, ocupando 2.008.580 classificações. Este ano, 2.208.932 estudantes estão habilitados para participar do Sisu, que oferece 264.181 vagas em 6.827 cursos de graduação, distribuídos em 127 instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil.

O resultado final do Sisu será divulgado em 30 de janeiro e se aplicará a vagas em cursos com início previsto para o primeiro e segundo semestres de 2024.

Nessa data, também se inicia o período de manifestação de interesse pela lista de espera, destinado aos candidatos não classificados, até 7 de fevereiro. As vagas remanescentes poderão ser preenchidas ao longo do ano.

Tags

Autor