ECONOMIA

Copom faz primeira reunião do ano para definir taxa básica de juros

Encontro inicia nesta terça-feira

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 30/01/2024 às 8:24 | Atualizado em 30/01/2024 às 8:25
Notícia
X

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) iniciou nesta terça-feira (30) a primeira reunião do ano para deliberar sobre a taxa básica de juros, a Selic. O encontro se estenderá até quarta-feira (31).

As expectativas apontam para mais um corte de 0,5 ponto percentual na Selic pelo Copom. Atualmente em 11,75%, a taxa é projetada para ser reduzida para 11,25%, conforme indicam as projeções do mercado financeiro registradas no boletim Focus, do BC.

Essa perspectiva é reforçada pela ata da reunião anterior do Copom, divulgada em dezembro, na qual o comitê afirmou unanimemente sua intenção de manter o atual ritmo de cortes da Selic "nas próximas reuniões".

Após a divulgação da ata, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, confirmou que ela servia como um guidance, uma orientação para o comportamento futuro, nas duas primeiras reuniões do Copom em 2024.

TRAJETÓRIA DA INFLAÇÃO

Outro fator que sustenta essa expectativa é a trajetória da inflação. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) encerrou 2023 com uma alta acumulada de 4,62%, dentro do intervalo da meta estabelecida pelo BC, que era de 3,25%, com uma tolerância de 1,5% para mais ou para menos.

Além disso, as projeções dos analistas do mercado financeiro para a inflação de 2024 têm sido revisadas para baixo há pelo menos quatro semanas, conforme indicado pelo Focus.

No último boletim, a estimativa é que o IPCA termine o ano em 3,86%. Quanto à Selic, a projeção permanece estável em 9% para o final deste ano e em 8,5% até dezembro de 2025.

Se confirmada, a redução de 0,5 ponto percentual será o quinto corte consecutivo na Selic desde agosto, quando o BC interrompeu o ciclo de aperto monetário anterior e iniciou a redução dos juros.

AUMENTO DA SELIC

Entre março de 2021 e agosto de 2022, o Copom aumentou a Selic por 12 vezes consecutivas, em resposta à alta dos preços de alimentos, energia e combustíveis.

Por um ano, de agosto do ano passado até agosto de 2023, a taxa foi mantida em 13,75% ao ano por sete vezes consecutivas.

Antes do início do ciclo de aumento, a Selic tinha sido reduzida para 2% ao ano, o menor nível da série histórica iniciada em 1986.

Em resposta à contração econômica causada pela pandemia de Covid-19, o Banco Central havia reduzido a taxa para estimular a produção e o consumo. A taxa permaneceu no menor patamar da história de agosto de 2020 a março de 2021.

O Copom se reúne a cada 45 dias. No primeiro dia do encontro, são realizadas apresentações técnicas sobre a evolução e as perspectivas das economias brasileira e mundial, além do comportamento do mercado financeiro.

No segundo dia, os membros do colegiado, formado pela diretoria do BC, analisam as opções e definem a Selic.

Tags

Autor