Em 2009, anunciou-se a construção do Acquario do Ceará, que seria o maior da América Latina e o terceiro maior do mundo, para alavancar o turismo e as pesquisas do Estado.
Na promessa inicial, o aquário começaria a ser construído em 2009, tendo fim em 2010. O público teria acesso ao espaço a partir de 2011.
No entanto, o projeto - que deveria ter sido concluído em 2014 - permanece sem operar. Agora, após 10 anos do fim do prazo máximo, o local deve virar parte de uma universidade.
AQUÁRIO DO CEARÁ
A princípio, a estrutura iria ocupar mais de 20 mil metros quadrados, com dois pisos superiores, cinemas, túneis e até simuladores de submarinos.
Além disso, eram esperados cerca de 25 tanques de animais - com 35 mil animais - esculturas, fontes e até um navio naufragado.
O Acquario do Ceará tornou-se um esqueleto de concreto, que acumula água de chuva. As obras seguem paralisadas desde o ano de 2017.
No entanto, o local deve ganhar uma nova função em breve, anunciada em 29 de dezembro pelo Governo do Estado.
Agora, o Acquario fará parte da Universidade Federal do Ceará (UFC), que pretende transformar a área em um novo campus do Instituto de Ciências do Mar (Labomar).
Nele, haverá um "aquário virtual" e espaço de exposição para visitantes. Não há previsão para o início das obras, mas credita-se que o projeto seja finalizado em 2026.
Fonte: G1.