O presidente Lula (PT) descreveu como "desafiadora" a relação política com o Congresso Nacional.
Recentemente, o líder vetou um projeto de lei que visava manter a desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia, assim como a redução da contribuição para a Previdência Social destinada a pequenos municípios.
Em uma entrevista à rádio Metrópole na manhã desta terça-feira (23), Lula expressou sua perspectiva sobre a dinâmica legislativa, destacando que não pretende apenas obter a aprovação tranquila de seus projetos, mas espera que os parlamentares participem ativamente do processo.
Ele enfatizou a importância do debate, apresentação de emendas e discussões que levem a aprovação de medidas benéficas para todos.
"Quando mando um projeto para o Congresso, eu não quero só que os deputados aceitem com tranquilidade e aprovem. Mando na expectativa de que debatem, apresentem emenda, e nessa discussão aprovem algo que seja bom para todos”, disse o presidente.
ARTICULAÇÃO 'EM FAMÍLIA'
O presidente comparou a relação com o Congresso à administração de uma disputa entre filhos. Ele ilustrou a negociação com a Câmara como um desafio prazeroso, porém difícil, semelhante a colocar cinco filhos à mesa, onde há uma briga para obter a porção adequada de bife, feijão e costela, sem a possibilidade de favorecer um em detrimento do outro.
“Negociar com a Câmara é sempre um prazer, sempre difícil. Imagine ter cinco filhos, colocar todos na mesa e é uma briga pra pegar o bife e mais, o feijão a mais, a costela a mais e você não pode bater em nenhum, negar a nenhum e nós temos que conversar”, pontuou o presidente.
Com informações do portal BNews.