PENA DE MORTE

EUA fazem primeira execução de um preso por asfixia com nitrogênio

Kenneth Eugene Smith, de 58 anos, foi condenado à morte por um crime cometido por ele aos 22 anos

Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 26/01/2024 às 8:55 | Atualizado em 26/01/2024 às 8:59
Kenneth Eugene Smith, 58 anos, foi executado com método de asfixia com nitrogênio - Alabama Department of Corrections / Divulgação

Pela primeira vez na história dos Estados Unidos, uma pessoa foi submetida a uma execução por asfixia com nitrogênio.

Kenneth Eugene Smith, de 58 anos, foi condenado à morte por um crime cometido por ele aos 22 anos. O homem foi executado de forma inédita nos Estados Unidos, no estado do Alabama, na noite de quinta-feira (25).

Na execução por asfixia com nitrogênio, o condenado é amarrado a uma maca e exposto ao gás nitrogênio através de uma máscara, privando-o completamente de oxigênio.

EXECUÇÃO ADIADA

Em 2022, uma tentativa anterior de executar Smith foi frustrada, pois os profissionais da prisão de Atmore não conseguiram localizar uma veia apropriada para a administração da substância letal, resultando no adiamento da execução.

A opção pela asfixia com nitrogênio foi aprovada no Alabama em 2018, em resposta à escassez dos medicamentos necessários para a aplicação da injeção letal.

Kenneth Eugene Smith foi condenado pelo assassinato de Elizabeth Sennett, ocorrido em 18 de março de 1988, quando ele tinha 22 anos.

Tags

Autor

Veja também

Webstories