PROVA DE VIDA

INSS notifica 4,3 milhões aposentados e pensionistas para fazer prova de vida

Caso a prova de vida não seja realizada dentro de 60 dias após a notificação, o pagamento dos benefícios poderá ser bloqueado

Imagem do autor
Cadastrado por

Jeferson Albuquerque

Publicado em 02/02/2024 às 9:04
Notícia
X

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) comunicou que está convocando 4.351.557 aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração para realizar a prova de vida, a fim de confirmar sua condição de vida.

Desde 2023, a responsabilidade pela comprovação de vida dos beneficiários cabe ao INSS, por meio do cruzamento de informações com outros órgãos.

Isso significa que o INSS verifica se a pessoa está viva utilizando dados de outras fontes.

Entretanto, o instituto não conseguiu localizar 4,3 milhões de beneficiários do INSS, nascidos nos meses de janeiro, fevereiro e março, em nenhum banco de dados, e por isso eles estão sendo notificados por meio do aplicativo Meu INSS, pelo número 135 ou por meio de notificação bancária.

Conforme informado pelo INSS, aqueles que receberem a notificação devem realizar a prova de vida pelo aplicativo ou site Meu INSS, nas agências bancárias ou em uma agência do INSS.

Além disso, o órgão destaca que, caso a prova de vida não seja realizada dentro de 60 dias após a notificação, o pagamento dos benefícios poderá ser bloqueado.

 

PROVA DE VIDA PELA INTERNET

Embora não seja mais obrigatório que o beneficiário compareça pessoalmente, ele tem a escolha de continuar realizando a prova de vida, se assim desejar.

Para isso, é simples seguir os procedimentos habituais, seja comparecendo a uma agência bancária ou atualizando as informações por meio do aplicativo Meu INSS no celular, sem a necessidade de sair de casa.

No decorrer de 2024, o INSS estará encarregado de verificar a situação de cerca de 17 milhões de benefícios, englobando aposentadorias, pensões por morte e benefícios por incapacidade.

 

Tags

Autor