Após recesso, Congresso inicia ano legislativo nesta segunda; solenidade terá mensagem de Lula
Câmara dos Deputados e Senado iniciam ano legislativo após recesso de fim de ano; saiba como será a sessão solene
As atividades legislativas do Congresso Nacional serão retomadas nesta segunda-feira (5), em cerimônia marcada para as 15h. Os parlamentares estavam de recesso desde o dia 23 de dezembro de 2023.
A sessão solene de abertura do ano legislativo de 2024 será comandada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Ele será responsável por fazer a revista à tropa. Neste momento, também serão hasteadas as bandeiras do Brasil e do Mercosul.
Além de Pacheco, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, também participará, assim como os chefes dos Poderes Judiciário e Executivo, ou seus representantes.
Após os cumprimentos às autoridades, todos seguem para o plenário da Câmara, onde haverá a execução do Hino Nacional pela banda do corpo de fuzileiros navais.
Uma mensagem do presidente Lula deverá ser lida pelo 1º Secretário da Mesa do Congresso, o deputado pernambucano Luciano Bivar (União Brasil). O texto deve conter os projetos considerados prioritários pelo governo federal para este ano.
Pautas do ano
Neste ano, o legislativo brasileiro deve tratar da retomada de medidas provisórias pendentes de análise e projetos de lei considerados prioritários. Alguns dos temas deverão ser a prorrogação do programa Desenrola e o programa Mover, de incentivos para o setor automobilístico.
Temas sensíveis para o presidente Lula também devem ser movimentados, como o veto presidencial a R$ 5,6 bilhões em emendas parlamentares ao Orçamento deste ano.
Os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco, respectivamente, já sinalizaram o desejo de focar nas propostas que regulamentam a reforma tributária. Parte dos textos deve ser enviada ao Planalto no próximo mês. A regulamentação dos serviços de inteligência artificial também deve ser estudada.
As pautas de votações da semana, porém, ainda não foram definidas nas duas casas.
PASSAGEM AÉREA A R$ 200? ENTENDA proposta e VEJA SE VOCÊ TERÁ DIREITO