SAÚDE

Ressaca de Carnaval? Saiba como vencer a ressaca de cerveja após a folia

Confira dicas e como evitar e reduzir os sintomas de ressaca do álcool

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Marques

Publicado em 11/02/2024 às 5:20
Notícia
X

Aproveitar o Carnaval com uma bebida gelada nunca é demais! Mas, quando os limites são ultrapassados pode resultar na temida ressaca

Ao tomar seu copo de cerveja, o álcool é absorvido e cai na corrente sanguínea, onde será distribuído para todos os órgãos. No fígado, o álcool pode se tornar um inimigo, principalmente com o excesso de cerveja, pois o órgão demora para transformar as substâncias.

Os sintomas da ressaca são dores no corpo, sensação de mal estar, náuseas, dor de cabeça e boca seca. Esse último sintoma está relacionado diretamente à desidratação causada pelo álcool.

De acordo com a CNN, o acetaldeído (etanal) se deposita em vários órgãos do corpo, exercendo sua toxicidade e provocando os sintomas da ressaca.

O álcool provoca a inibição de um hormônio antidiurético, causando vontade de urinar mais. Com essa eliminação de substâncias e água, seu corpo vai ficar desidratado.

"A ressaca é fruto da desidratação que o organismo sofre e dessas substâncias do álcool que acabam sendo metabolizadas de uma forma não tão boa", confirmou o gastroenterologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP), Rogério Pinheiro Alves.

Lista dos "antirressacas" que você pode usar

1. Um bom café

Um copo de café pode ser bem-vindo! Por ser uma bebida estimulante e que ajuda a aliviar a tontura, o café pode ser um forte aliado para vencer a ressaca de forma rápida. Mas, o excesso dessa bebida pode piorar a desidratação e aumentar o sintoma da ressaca.

2. Não esqueça da água

Já que a ressaca é causada pela desidratação, a água ou a água de coco podem ajudar neste problema e evitar a ressaca do outro dia.

3. Frutas

Também é possível usar as frutas ao seu favor. Melão, melancia, maçã, abacaxi e laranja são exemplos de frutas com bastante líquido que também funcionam como "antirressaca".

4. Não esqueça de se alimentar bem

Durante o consumo da cerveja, comer algo pode ajudar a evitar a desidratação e hipoglicemia, evitando a ressaca.

Sopas de tomate, legumes ou de feijão podem ajudar a repor o sódio e o potássio que o organismo perde com a vontade constante para urinar.

Tags

Autor