EDUCAÇÃO

MEC lança Fies Social; estudantes podem ter financiamento de até 100%

Remodelagem do FIES pode garantir financiamento de até 100% para estudantes

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Marques

Publicado em 17/02/2024 às 9:00 | Atualizado em 17/02/2024 às 9:02
Notícia
X

Nesta última sexta-feira (16), o Ministério da Educação (MEC) regulamentou o Fies Social, modalidade que prevê a concessão de financiamento de até 100%. Esse Fies Social é voltado para estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e inscritos no CadÚnico.

A resolução ressalta que o financiamento integral está sujeito à disponibilidade orçamentária do governo federal. Além disso, estipula que em cada processo seletivo do programa, pelo menos metade das vagas serão reservadas para estudantes com esse perfil. Estas novas diretrizes entrarão em vigor a partir do segundo semestre deste ano.

No entanto, o teto de financiamento continua valendo. Para Medicina, o limite de financiamento é de R$ 60 mil por semestre, já os demais cursos, o valor é de R$ 42.983,70.

REMODELAGEM DO FIES

Desde o ano passado, o governo trabalhava em uma remodelagem do Fies com objetivo de ajudar alunos mais pobres.  

Agora, a medida que já tem o aval do Ministério da Fazenda pode ter o acesso ampliado do programa, segundo o ministro da Educação, Camilo Santana. 

"Qual o grande problema do Fies? É que deixou de ser um programa mais social para se tornar um programa um pouco financeiro", afirmou ele, segundo o Terra.

A expansão do Fies também atendeu a uma demanda do setor de universidades privadas, que observou uma redução na quantidade de financiamentos a partir de 2015. Celso Niskier, presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), destacou que essa medida promove a inclusão de jovens de baixa renda no ensino superior.

Tags

Autor