saúde

Audiência pública vai discutir problemas em hospitais públicos de Pernambuco

Reunião promovida pelo Ministério Público de Pernambuco vai discutir situação do HR, Barão de Lucena, Getúlio Vargas e outras unidades

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 22/02/2024 às 12:14
Notícia
X

O Ministério Público de Pernambuco, por meio da 11ª e 34ª promotorias de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital, convocou representantes da Rede SUS e outras entidades de saúde para discutir o atendimento nos grandes hospitais da Região Metropolitana.

A sessão será realizada no dia 4 de março, às 13h, no auditório da Procuradoria Geral do Estado, no Recife, e será conduzida pelas promotoras Eleonora Marise Rodrigues e Helena Capela.

O encontro discutirá a situação dos hospitais da Restauração, Barão de Lucena, Otávio de Freitas, Getúlio Vargas e Agamenon Magalhães.

Entre os assuntos abordados estarão a falta de insumos e medicamentos, fila de espera por cirurgias, superlotação, número e complexidade adequados de leitos de retaguarda em ortopedia/traumatologia, vascular, neurologia, doenças crônicas e clínica, entre outros, que já são alvo de inquérito civis e procedimentos administrativos nas Promotorias de Justiça.

As promotoras de Justiça esperam que a Secretaria Estadual de Saúde apresente as medidas para mitigar e solucionar os problemas, prestando esclarecimentos à população.

Foram convocados para a audiência pública, na condição de expositores:

  • a Secretária Estadual de Saúde de Pernambuco;
  • a Secretária de Administração de Pernambuco;
  • o Diretor do Hospital da Restauração;
  • a Diretora do Hospital Barão de Lucena;
  • o Diretor do Hospital Otávio de Freitas;
  • a Diretora do Hospital Getúlio Vargas;
  • e a Diretora Hospital Agamenon Magalhães.

Também convidados a participarem o Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco (CREMEPE), Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (COREN), Conselho Estadual de Saúde (CES), além do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (SIMEPE), Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (SATENPE), Defensoria Pública do Estado de Pernambuco e Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Tags

Autor