SISTEMA SOLAR

Nasa observa indícios de colisão cósmica apocalíptica no Sistema Solar

Entenda a descoberta da Nasa

Cadastrado por

Túlio Feitosa

Publicado em 25/02/2024 às 10:45
Ilustração de planetas colidindo no espaço - PIXABAY

Cientistas da Nasa fizeram uma descoberta incrível sobre colisões planetárias gigantes que podem ter ocorrido no nosso sistema solar há muitos anos.

Durante estudo da Nasa, foi percebido algo estranho: uma nuvem de poeira e gás com uma luz estranha. Cientistas que estudam planetas fora do nosso sistema solar podem encontrar sinais semelhantes de colisões planetárias.

Neste estudo, os cientistas olharam para a inclinação de Urano e a existência da Lua da Terra para entender mais sobre essas colisões.

Eles estavam observando uma estrela jovem parecida com o Sol, quando algo interessante aconteceu: o brilho da estrela diminuiu muito rápido.

Eles viram que antes disso, a estrela ficou mais brilhante por mil dias. Depois de 2,5 anos, a estrela foi eclipsada, ou seja, algo passou na frente dela, fazendo ela ficar menos brilhante por 500 dias.

Os cientistas descobriram que uma grande nuvem de gás e poeira foi a causa dessas mudanças de brilho. Eles acreditam que essa nuvem foi formada por uma colisão cósmica entre dois exoplanetas, sendo que um deles provavelmente tinha gelo.

Essa colisão teria derretido completamente os dois planetas, deixando para trás um núcleo derretido cercado por uma nuvem de gás, rocha quente e poeira. Essa descoberta nos dá uma ideia de eventos incríveis que aconteceram em nosso sistema solar ao longo do tempo.

Tags

Autor

Veja também

Webstories