NOTÍCIAS

Suspeito de invadir Palácio da Alvorada é preso pela Polícia Federal

Suspeito tentou invadir também o palácio do Jaburu, residência do vice-presidente

Imagem do autor
Cadastrado por

Flávio Oliveira

Publicado em 25/02/2024 às 9:31
Notícia
X

A Polícia Federal (PF) anunciou, por volta das 17h do último sábado, que deteve o motorista suspeito de uma tentativa de invasão ao Palácio da Alvorada, a residência oficial do presidente da República. O veículo envolvido, um Ford Focus, foi apreendido, e o incidente está sob investigação da PF.

Segundo informações fornecidas pela própria PF, o indivíduo em questão seria um residente local que teria se enganado no caminho para casa. Mais detalhes serão fornecidos pelo suspeito durante o depoimento.

O carro em questão teria ignorado um bloqueio, mas não conseguiu se aproximar do palácio, cuja portaria fica a cerca de 400 metros de distância do edifício. Posteriormente, o suspeito deixou o local no mesmo veículo utilizado na tentativa de invasão.

Onde estava Lula?

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama, Janja Silva, estavam na residência durante o incidente, mas permaneceram seguros.

Sem divulgar detalhes sobre o ocorrido, a PF afirmou, em comunicado, que aguarda informações do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, responsável pelos bloqueios e abordagens nas imediações dos prédios e residências oficiais do presidente e vice-presidente.

Segundo o GSI, houve uma tentativa de romper o bloqueio na via que dá acesso aos palácios Jaburu, residência do vice-presidente Geraldo Alckmin, e Alvorada. A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) confirmou o incidente à reportagem, porém sem fornecer detalhes específicos.

Após desrespeitar a ordem de parada no bloqueio e seguir na via, o veículo teve os pneus furados por dispositivos com perfuradores de metal, usados para impedir o avanço de veículos não autorizados. Houve disparos de arma de fogo por parte dos seguranças, porém o motorista conseguiu escapar sem ser detido.

Esta não é a primeira tentativa de invasão às residências oficiais do presidente e vice-presidente da República em Brasília. Há diversos registros de ocorrências nas últimas décadas. Em uma delas, ocorrida em 5 de outubro de 2008, um indivíduo identificado como Denis tentou invadir o Palácio da Alvorada e foi baleado na perna pela segurança presidencial. Ele foi operado, porém não deu explicações sobre os motivos da tentativa de invasão.

Em outro episódio, em 10 de junho de 2003, o mecânico de veículos Carlos Xavier Filho tentou invadir o Palácio da Alvorada, sendo impedido pelos dispositivos de segurança. Ele acabou preso e afirmou que buscava marcar uma audiência com o presidente Lula.

Em 2011, um homem também tentou invadir a residência oficial com um veículo, sendo detido e encaminhado à delegacia.

Durante a gestão de Michel Temer, em 28 de junho de 2011, um adolescente tentou invadir o mesmo prédio durante a noite, ultrapassando o bloqueio de segurança com um carro e sendo detido após a realização de disparos de advertência.

*Com informações da Agência Brasil

Tags

Autor