Ato na Paulista

Na Av. Paulista, Bolsonaro usa ato para negar tentativa de golpe e clamar por anistia

Bolsonaro defende-se de acusações de golpe e pede anistia para presos do 8 de janeiro durante ato na Av. Paulista neste domingo (25). Saiba mais

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 26/02/2024 às 7:22
X
  • Quer ficar informado sobre política, eleições e tudo que envolve o jogo do poder? Clique aqui para se inscrever no nosso canal do WhatsApp.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) marcou presença neste domingo (25) na Avenida Paulista, em São Paulo, onde se posicionou contra as acusações de envolvimento em uma suposta tentativa de golpe de Estado e pediu por anistia aos presos por atuação no 8 de janeiro de 2023.  

BOLSONARO NA PAULISTA

Em seu discurso, Bolsonaro negou as alegações de golpe, retratando-se como vítima de perseguição política e reiterando sua não participação em quaisquer planos golpistas.

Além disso, esclareceu que o material encontrado na sede do PL, denominado como "minuta do golpe", era apenas um esboço de decreto de estado de defesa, sujeito à autorização parlamentar.

Bolsonaro também instigou o Congresso Nacional a promover um projeto de anistia para os detidos relacionados aos eventos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, argumentando que as penas impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) eram desproporcionais.

 

As estimativas de participação no evento variaram entre fontes. Enquanto a pesquisa da USP apontou que no ápice do ato de Bolsonaro existiam 185 mil pessoas, enquanto as declarações do secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, apresentaram 750 mil pessoas, sem indicar uma base de cálculo.

Já o assessor de Bolsonaro, Fabio Wajngarten, afirmou que mais de meio milhão de pessoas compareceram. O Poder 360, por sua vez, estimou entre 300 mil e 350 mil presentes, com base em análises fotográficas e mapeamento da área ocupada.

Dentre os políticos presentes, destacaram-se os governadores Romeu Zema (Novo-MG), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Jorginho Mello (PL-SC), além do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), todos demonstrando apoio ao ex-presidente Bolsonaro.

Saiba quantas pessoas participaram da manifestação de Bolsonaro na Paulista

]

 

Tags

Autor