pesquisa

Pesquisa: eleitores apoiam Bolsonaro preso e acreditam em participação em plano de golpe

Nova pesquisa Genial/Quaest mostra que maioria dos eleitores considera que Bolsonaro se envolveu em suposta tentativa de golpe de Estado, maior parte também afirma que seria justo que Jair fosse preso

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 28/02/2024 às 9:14
X

 Uma pesquisa conduzida pela Genial/Quaest sobre o ato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Avenida Paulista foi divulgada nesta quarta-feira (28), trazendo à luz as percepções dos eleitores após a manifestação pró-Bolsonaro ocorrida no último domingo (25).

De acordo com os dados levantados, a maioria dos brasileiros considera justa a possibilidade de prisão de Bolsonaro e acredita em seu envolvimento em um suposto plano de golpe.

BOLSONARO E SUPOSTO PLANO DE GOLPE

Mesmo com a narrativa do evento na Avenida Paulista, 53% do eleitorado não acredita que Bolsonaro esteja sendo alvo de perseguição ao ser investigado pela Polícia Federal. Apenas 39% concordam com essa premissa. Entre os evangélicos, 53% acreditam que Bolsonaro está sendo alvo de perseguição.

Por outro lado, 47% dos entrevistados afirmam que Bolsonaro participou de um plano de golpe de Estado para se manter no poder.

Embora os índices de crença e descrença nessa premissa estejam próximos, a maioria dos que acreditam na participação do ex-presidente supera a margem de erro, com 40% dos entrevistados afirmando que Bolsonaro não esteve envolvido em uma tentativa de golpe. Treze por cento não souberam ou não quiseram responder.

BOLSONARO INELEGÍVEL

51% dos entrevistados considera que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acertou ao tornar Bolsonaro inelegível, enquanto 40% consideram a ação um erro. Dez por cento não souberam ou não quiseram responder.

OPINIÃO SOBRE BOLSONARO PRESO

50% da amostra afirma que seria justo uma eventual prisão de Bolsonaro pela Polícia Federal, enquanto 39% considera essa medida injusta. Dez por cento não respondeu. Vale ressaltar que o ex-presidente é alvo de uma operação que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado.

  • Quer ficar informado sobre política, eleições e tudo que envolve o jogo do poder? Clique aqui para se inscrever no nosso canal do WhatsApp.

Para saber os números do levantamento em relação ao ato de Bolsonaro na Avenida Paulista, veja a matéria no Blog de Jamildo

Pesquisa traça perfil dos apoiadores de Bolsonaro presentes em evento na Avenida Paulista

Sobre a Pesquisa Genial/Quaest

A pesquisa entrevistou 2 mil eleitores presencialmente entre os dias 25 e 27 de fevereiro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. 

Tags

Autor