IMUNIZAÇÃO

Ministério da Saúde antecipa campanha de vacinação contra a gripe

A antecipação visa prevenir contra os vírus que normalmente começam a circular em maio, junho e julho

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 29/02/2024 às 7:09
Notícia
X

O Ministério da Saúde anunciou a antecipação da campanha de vacinação contra a gripe.

Tradicionalmente realizada entre os meses de abril e maio em todo o Brasil, este ano a imunização terá início em 25 de março, devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios no país.

Continue lendo a matéria e veja, ao final, os grupos prioritários para receber o imunizante.

ENTREGA DAS VACINAS

A pasta negociou a entrega antecipada das vacinas, previstas para distribuição a partir de 20 de março para as regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Em 2023, o governo federal ajustou a estratégia da campanha na região Norte, imunizando a população entre novembro e dezembro, considerando as particularidades climáticas da região.

A antecipação visa prevenir contra os vírus que normalmente começam a circular em maio, junho e julho, como destacou a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel.

“Mas desde o ano passado, estamos observando uma antecipação de circulação de vírus respiratórios em geral. Então, esse ano nós vamos antecipar a campanha para proteger a população, principalmente os idosos, as gestantes, os profissionais de saúde, da educação e todas as pessoas que são elegíveis, para que a gente possa estar com a população protegida antes do inverno”, explicou.

VACINA TRIVALENTE

A vacina trivalente será utilizada, contendo três cepas de vírus combinadas para proteger contra os principais vírus em circulação no Brasil.

Estima-se que 75 milhões de pessoas serão imunizadas. O Ministério da Saúde informa que a vacina contra a influenza pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.

Tags

Autor