pf

PF realiza prisões e mandados de busca e apreensão hoje (29) na operação Lesa Pátria

Polícia Federal realiza novos mandados de prisão e busca e apreensão na operação Lesa Pátria, foco nesta quinta (29) são financiadores do 8 de janeiro

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 29/02/2024 às 8:56
X

A Polícia Federal deu continuidade à operação Lesa Pátria nesta quinta-feira (29). A ação investiga os atuantes e financiadores dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

A PF realiza hoje prisões e mandados de busca e apreensão vinculados com os supostos financiadores da depredação na Esplanada dos Ministérios. 

LESA PÁTRIA: PF FAZ PRISÕES HOJE (29) 

As operações abrangem sete estados brasileiros e o Distrito Federal. Segundo informações da PF, três prisões preventivas foram realizadas dentro de um total de 34 mandados de busca e apreensão.

Embora os nomes dos alvos desta operação Lesa Pátria ainda não tenham sido divulgados, os agentes efetuaram duas prisões no Distrito Federal e uma em São Paulo.

Conforme relatos da TV Globo, entre os detidos está o empresário Joveci Xavier de Andrade, proprietário da rede Melhor Atacadista. Joveci é acusado de financiar o acampamento pró-Bolsonaro em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília. 

  • Quer ficar informado sobre política, eleições e tudo que envolve o jogo do poder? Clique aqui para se inscrever no nosso canal do WhatsApp.

Como uma alternativa à detenção, sete dos alvos da operação hoje serão colocados sob monitoramento por tornozeleira eletrônica, sendo três desses suspeitos no Paraná.

Além disso, quatro estados – Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais – tiveram um alvo cada selecionado para essa modalidade alternativa à prisão.

Foram emitidos 24 mandados de busca e apreensão, com destaque para Tocantins, com oito, e São Paulo, com seis.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), também solicitou o bloqueio dos bens dos investigados.

Os eventos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 resultaram em danos estimados em R$ 40 milhões aos cofres públicos, após vários apoiadores de Bolsonaro (PL) invadirem a Esplanada dos Ministérios e causarem danos materiais.

Os manifestantes protestaram contra a vitória do presidente Lula (PT) nas eleições de 2022, muitos exigindo uma intervenção militar para reinstalar Jair Bolsonaro no poder.

 

Lula: 'não há perdão' para autores de ataques do 8 de janeiro de 2023 em Brasília

Tags

Autor