SAÚDE

Uma em cada oito pessoas no mundo é obesa, alerta OMS

A entidade referenciou um estudo publicado no periódico The Lancet, que revelou que mais de 1 bilhão de pessoas estavam obesas

Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 01/03/2024 às 12:06
Três em cada dez adultos podem ter obesidade no Brasil até 2030 - A obesidade é uma doença crônica e se tornou um problema de saúde pública

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje que a taxa de obesidade entre adultos em todo o mundo mais do que dobrou desde 1990 e quadruplicou entre crianças e adolescentes com idades entre 5 e 19 anos.

A entidade referenciou um estudo publicado no periódico The Lancet, que revelou quE mais de 1 bilhão de pessoas estavam obesas, enquanto 43% dos adultos estavam com excesso de peso.

"A pesquisa também indicou que, embora as taxas de subnutrição tenham diminuído, ela ainda representa um desafio significativo de saúde pública em muitas regiões, especialmente no sudeste asiático e na África Subsaariana", enfatizou a OMS.

SUBNUTRIÇÃO

A subnutrição, em todas as suas formas, abrange atrofia, atraso no crescimento e baixo peso; deficiências de vitaminas ou minerais; excesso de peso e obesidade.

Segundo a entidade, a subnutrição é responsável por metade das mortes de crianças menores de 5 anos, enquanto a obesidade pode levar a doenças não transmissíveis, como doenças cardiovasculares, diabetes e certos tipos de câncer.

A OMS considera que o estudo, realizado em colaboração com a entidade, reforça a importância de prevenir e controlar a obesidade desde a infância até a idade adulta, por meio de dieta, exercícios físicos e cuidados apropriados.

"A obesidade é uma doença crônica complexa. As causas são bem compreendidas, assim como as intervenções necessárias para conter a crise, apoiadas por fortes evidências. No entanto, essas intervenções não são amplamente implementadas. Durante a Assembleia Mundial da Saúde de 2022, os Estados-membros adotaram o Plano de Aceleração da OMS para conter a obesidade até 2030. Atualmente, 31 governos estão liderando o esforço para conter a epidemia de obesidade por meio da implementação desse plano."

Tags

Autor

Veja também

Webstories