Visão positiva sobre Israel cai no Brasil após 5 meses de conflito, diz pesquisa
Pesquisa apresenta mudança na opinião pública brasileira em relação à Israel no conflito na Faixa de Gaza
Nesta sexta-feira (01), foi divulgada a pesquisa Genial/Quaest sobre a percepção dos brasileiros em relação ao conflito entre Israel e o Hamas.
O levantamento divulgado com exclusividade pela coluna de Mônica Bergamo, na Folha de São Paulo, mostra como a imagem de Israel decaiu nos últimos cinco meses de conflito.
OPINIÕES FAVORÁVEIS A ISRAEL CAÍRAM
Poucos dias após o ataque terrorista do Hamas, em outubro, o levantamento apontava que 52% tinha opinião favorável para Israel.
A pesquisa de fevereiro mostra que esse índice caiu 13 pontos nos últimos quatro meses, com apenas 39% a expressar opinião favorável sobre o país.
O caso é pior para as visões desfavoráveis para o país. Com apenas 27% em outubro, o número atual indica que 41% dos brasileiros tem opinião negativa contra Israel. As pessoas que não souberam responder variaram de 21% para 20%.
Sobre a opinião pública em relação à Palestina no conflito oscilaram para índices piores. A porcentagem de pessoas desfavoráveis flutuou dois pontos e está em 45%.
Enquanto isso, pessoas que não souberam responderam oscilou um ponto e está em 32%. Visões favoráveis para Palestina saíram de 27% para 23%.
As teorias são de que a opinião pública tem reagido ao forte cerco aos civis palestinos, que geraram mais de 30 mil vítimas.
LULA volta a CRITICAR ISRAEL em visita a GUIANA
Sobre a Pesquisa Genial/Quaest
A pesquisa ouviu 2 mil eleitores em 120 municipíos brasileiros entre 25 e 27 de fevereiro. A margem de erro é de 2.2 pontos percentuais.